Tudo sobre porquinhos da índia


Enriquecimento Ambiental

 

O enriquecimento ambiental é uma forma de tornar o ambiente do animal que vive em cativeiro mais lúdico, agradável, interessante e interativo. E uma forma de evitar que o animal se sinta entediado e desinteressado em seu ambiente, tornando-se sedentário e estressado e evitando problemas comportamentais.

 Não adianta ter o alojamento mais bonito, seguro, limpo e confortável se, apesar de tudo, aquele é um ambiente monótono. 

 A maioria dos porquinhos passa a maior parte das suas vidas em seus alojamentos por melhor que seja o alojamento também é importante soltar o bichinho para se exercitar sob supervisão.

 Existem formas simples de enriquecimento ambiental utilizadas com porquinhos da índia: 

 De tempos em tempos mude a disposição das coisas no alojamento. A simples mudança de lugar já causará interesse de explorar a novidade. 

 E espalhe pedaços de frutas e petiscos pelo alojamento ou dentro de tocas, túneis, etc. A procura vai fazer com que o porquinho se exercite e se mantenha ocupado.

 Colocar o feno em porta-fenos ou feno bags, além de servir para evitar que o feno fique espalhado,  servem também para que os porquinhos tenham que retirar o feno para comer e assim passem um bom tempo entretidos com isso.

 Colocar novos brinquedos, acessórios e petiscos faz com que o porquinho se divirta investigando as novidades. E essas técnicas também podem ser usadas no ambiente onde são soltos para brincar,  pois variar o ambiente também é muito interessante para eles.

  

 Não é preciso gastar muito para tornar o ambiente do bichinho mais interessante. Existem várias opçãos de brinquedos e acessórios que você mesmo pode fazer em casa.


  Divertindo os Porquinhos da Índia de Forma Econômica

 

 Não é preciso gastar muito dinheiro para deixar um porquinho da índia ocupado e feliz. É possivel fazer várias coisas para tornar o ambiente onde ele vive muito agradável com coisas simples que temos em casa e até com algumas coisas que seriam jogadas fora.

 Aqui damos algumas sugestões e você pode usar a imaginação para fazer muito mais.

 

Varal de Comida

 Uma idéia simples e facil de fazer. É só perfurar algumas frutas e legumes fatiados e passar no meio um barbante ou fio de sisal, amarrando as pontas dos fios nas laterais do alojamento a uma altura que os porquinhos.tenham que se esticar um pouco pra  alcançar. 

 Outra opção é utilizar pregadores para pendurar as pontas dos alimentos a uma altura que os porquinhos consigam alcançar os alimentos, mas não os pregadores. 

 

Tunel de Tubos de PVC

 

 Um tubo de PVC pode se transformar em um tunel muito interessante para um porquinho. Só é preciso ter certeza que o diametro é suficiente grande pra que ele se movimente dentro sem o risco de ficar preso.

 

 Tubo Porta-Feno

 Com um tubo de papelão e um barbante ou fio de sisal é muito fácil fazer um porta feno para pendurar no alojamento.  Faça cortes no tubo para que o porquinho tenha que puxar o feno pra conseguir retira-lo e se manternha ocupado e alimentado por horas.

 

Em breve mais dicas de diversão para porquinhos da índia


Bem Estar

 
 
  Combatendo o calor
 
 
 Os porquinhos são muito sensiveis ao calor. O calor excessivo pode até causar a morte. Nos dias quentes preste muita atenção para não deixar seu bichinho em ambientes fechados, expostos ao sol ou muito quentes e deixe sempre agua fresca a disposição dele.
 
 Alguns porquinhos chegam a entrar nos potes de agua ou até ficar dentro deles por algum tempo pra se refrescar.
 
 Nunca deixe um porquinho fechado em um carro no calor, mesmo que seja por poucos minutos. Nos dias quentes transporte o porquinho no carro com o ar condicionado ligado.
 
 Ventiladores podem ser usados pra refrescar o porquinho, mas evite ventos fortes direto no bichinho.
 
 Ofereça frutas ricas em agua como melancia e melão.
 
 Alguns porquinhos gostam de suco. É uma ótima forma de aumentar a ingestão de liquidos. Sempre ofereça o suco em um bebedouro separado do da água. Assim se o porquinho não quiser o suco, não ficará sem beber agua.
 
 
 
 Os principais indicativos que o porquinho está sofrendo com o calor e correndo risco de morte são os seguintes:
 
 Momentos de agitatação procurando um local para deitar. Deitam por pouco tempo e voltam a se levantar incomodados com o calor.
 
 Ficam muito quietos, deitados esticando o corpo.
 
 Lambem-se frequentemente a ponto de ficarem com o corpo úmido.
 
 Babam muito.
 
 
 
  Se perceber esses sintomas, refresque o bichinho rapidamente molhando e colocando a garrafa de água gelada próxima a ele. Caso ele continue com os sintomas, leve imediatamente a um veterinário.
 
 
 
 
 
 

Aliviando o Calor

 
 Uma forma simples, segura e barata de aliviar o calor é colocar agua bem gelada em uma garrafa pet, colocar a garrafa dentro de uma meia velha ou enrola-la em um pano e colocar no alojamento. O porquinho vai se aproximar e até encostar na garrafa para se refrescar.
 
     
 
 
 

 

 

O frio e o Porquinho da índia

 Porquinhos da índia sentem frio como qualquer animal. Existe uma grande duvida sobre quando e como proteger os porquinhos do frio. Tudo depende da região do país onde vivem, da época do ano e da quantidade de animais que ficam juntos.

 

 Os preás, porquinhos da índia selvagens, costumam viver em grupos e se protegem do frio em tocas, dormindo todos juntos para se aquecerem com o calor dos próprios corpos.

 

  Já os porquinhos da índia domésticos dependem de nós para se aquecerem, principalmente os que vivem sozinhos.

 

 O frio pode matar um porquinho, então não deixe gaiolas, viveiros e cercados expostos ao frio e ao vento. Um pano ou lona pode ser colocado sobre o alojamento para proteger do frio e do vento, mas só isso não costuma ser suficiente. Os porquinhos precisam de tocas, casinhas, túneis, redinhas, etc.. para se aconchegarem e se protegerem do frio.

   

 Porquinhos não costumam destruir tecidos, mas se o fazem, não costumam engolir. Por isso redes, tocas, sacos de dormir, paninhos, almofadinhas, caminhas e outros produtos de tecido são uma boa opção pra ajudar a aquecê-los.

  

 O uso de roupinhas ainda causa muita controvérsia. É certo ou não usar? Por quanto tempo?    Tudo vai depender de como o bichinho se sente. Alguns porquinhos gostam, se sentem aquecidos e até chegam a pipocar quando a roupinha é colocada. Já outros se sentem um pouco incomodados e usam apenas por pouco tempo. Sempre leve em conta o conforto do bichinho em primeiro lugar. E no caso de porquinhos de pelos longos, é importante escovar os pelos quando usam roupinhas porque o atrito com a roupa pode embaraçar os pelos.

  Se tiver mais de um porquinho junto, coloque mais opções de locais para eles se aquecerem. Às vezes um porquinho pode ser mais territorial e dominar o espaço não deixando que o outro se aqueça.

  Além dos cuidados em manter o porquinho protegido do frio, evite dar banhos a não ser que seja realmente necessário e se for, seque muito bem.

 E sempre observe se o alojamento está seco. Água e urina podem deixar o alojamento úmido e mais frio.

 Uma camada de feno no fundo do alojamento também é uma ótima forma de ajudar a manter o porquinho seco e aquecido. 

 

 

Anna Carolina G. Neves 

Médica Veterinária

   CRMV 13614

 

Casinhas, caminhas, tuneis, sacos de dormir, tocas, roupinhas: www.porquinhodaindai.loja2.com.br