Higiene 

 

Dicas de como cuidar da higiene do porquinho da índia e de seu alojamento.

Higiene do Porquinho

 

 

 

 Os porquinhos da índia são animais muito limpos. Limpam-se frequentemente se lambendo como gatos.

 Gostam que o ambiente onde vivem esteja sempre limpo. Costumam urinar em cantos afastados da água, da comida e do local onde dormem. Podem até aprender a utilizar caixas higiênicas com serragem para fazer as necessidades.

 A falta de higiene é a causa de muitos problemas de saúde em Porquinhos.

 Como os porquinhos não devem ficar sobre grades nas gaiolas, é importante que o substrato usado no fundo das gaiolas ou cercados esteja sempre limpo e seco. O comedouro e o bebedouro devem ser limpos diariamente e restos de frutas, verduras e legumes devem ser retirados todos os dias.

 

 Outros cuidados com a higiene incluem banhos, escovação, tosa , limpeza das orelhas, corte das unhas e limpeza da glândula sebácea.

 

 

Escovação 

 Porquinhos de pelagem longa necessitam de escovação freqüente para que os pelos não embaracem e fiquem livres de sujeiras.

 Já os de pelagem curta podem ser escovados semanalmente para retirar os pelos soltos.

 Como os porquinhos da índia lambem-se para se limpar, acabam ingerindo os pelos soltos. Isso pode causar problemas graves de obstruções gastrointestinais. A escovação diminui o risco disso acontecer.

  Maravalhas, feno, alfafa, fezes e outros resíduos podem se prender aos pelos causando embaraços na pelagem e a pelagem embaraçada pode repuxar a pele causando lesões.

  Animais acostumados desde filhotes aceitam tranquilamente a escovação.

  

 Escove com rasqueadeira e utilize um pente para auxiliar na localização de nós e retirar sujeiras. Tome cuidado ao escovar para não puxar os pelos causando desconforto e nem arranhar a pele.

 

 

Banho

 O banho pode ser dado em casa ou em Pet Shop. Porquinhos de pelagem curta raramente precisam de banho, mas os de pelagem longa necessitam de banhos com alguma freqüência.  

 O excesso de banhos tambem pode ser prejudiciar, pois pode retirar a proteção da pele facilitando infecções.   

 

 O banho deve ser dado em um ambiente com temperatura agradável, sem correntes de ar. Pode se usar uma bacia ou outro recipiente raso com água morna.

 

Colocar o porquinho na água ou molhar lentamente para que não se assuste. Não deixar cair água nos olhos e ouvidos.

     

 

 Usar xampu neutro para gatos ou especifico para roedores.

 

 

 Ensaboar cuidadosamente para não cair xampu nos olhos. Caso isso aconteça, lave imediatamente com soro fisiológico. 

 

Enxaguar bem retirando todo o produto.

 

 

Secar usando toalha para retirar o excesso de agua.

 

    

Em seguida secar completamente com secador.

 

    

 Se o porquinho estiver com a pelagem muito embaraçada e com nós, não dê banho antes de desembaraçar. Nós muito densos não secam direito após o banho e podem causar infecções na pele.

 

 

Dica: Banho Relaxante: Encha com água morna um recipiente. A quantidade de agua ideal é a suficiente para cobrir o corpo do porquinho, mas também para que ele possa apoiar as patinhas no fundo do recipiente. Coloque o porquinho delicadamente na água para que ele não se assuste. Pode ser colocado um pouco de shampoo neutro na água. Espere que o porquinho se sinta seguro, tire a mão e deixe-o por alguns minutos na água. Depois que relaxam costumam até ficar boiando. Nunca deixe o bichinho sozinho. No caso de ter colocado shampoo na água, não se esqueça de enxaguar bem para retirar todo o produto. Secar usando toalha e secador.  Depois desse banho o porquinho costuma ficar mais relaxado e até dormir.

 

       

 

 Banho de pó: Os porquinhos não tomam banho de pó de carbonato de cálcio como as chinchilas.  Além de não saberem rolar no pó como as chinchilas, podem inalar o pó causando problemas respiratórios.

 

 Tosa

 Porquinhos de pelagem longa podem ser tosados. O corte dos pelos que estão muito longos, podem ser feitos para que o animal não fique sujo ou úmido com urina. Diminuir o comprimento dos pelos facilita a higiene. Sempre procure pet shops onde o tosador esteja acostumado a tosar porquinhos.

 

  

 

Corte de Unhas 

 As unhas dos porquinhos da índia crescem constantemente e quando não são desgastadas podem crescer demais ou de forma errada. Unhas muito grandes fazem com que o bichinho tenha dificuldades para caminhar ou até provocam ferimentos nas patas. As unhas podem precisar ser aparadas mensalmente. Peça ao veterinário orientação sobre como cortar as unhas. Unhas cortadas de forma errada sangram bastante. Só corte em casa se tiver segurança do que está fazendo.

 

 

 

 

Limpeza da Glândula Sebácea

  A glândula sebácea ou de gordura dos porquinhos da índia fica no final das costas onde ficaria a cauda. Para limpar apliquei  uma gota de detergente neutro, esfregue delicadamente e enxague bem. O acumulo dessa secreção de gordura pode causar inflamação ou obstrução da glândula. Caso perceba alguma alteração na área como inflamação ou infecção, leve o porquinho ao veterinário. 

 

Limpeza do Saco Perineal

 

 É muito importante ser feita em machos mais velhos onde a musculatura fica mais flácida e acumula mais detritos podendo causar impactação.

 

 Para fazer a limpeza coloque o porquinho com a barriga para cima. Limpe o saco perineal utilizando um cotonete embebido em óleo mineral. Delicadamente limpe as pregas retirando todos os detritos e o material fecal. Para facilitar a limpeza, antes coloque o porquinho com a região genital mergulhada em água morna durante alguns minutos para amolecer os detritos.

 O melhor momento para fazer a limpeza é durante o banho. Primeiro faça a limpeza, amolecendo os detritos com água morna. Depois dê o banho. Como esses detritos e secreções podem causar mau cheiro, o banho dado logo depois vai evitar que o odor fique impregnado na pelagem.

 

Anna Carolina G. Neves 

Médica Veterinária

   CRMV 13614

A Higiene do Alojamento

 

 A limpeza do alojamento é muito importante para o bem estar e a saúde dos porquinhos.

 Um alojamento limpo não exala odores desagradáveis, é confortável para o porquinho e evita o surgimento de muitas doenças.

 

 Limpe diariamente o bebedouro e o comedouro e retire restos de frutas e verduras.

 

 O substrato deve ser trocado sempre que estiver sujo, úmido e ou com odor desagradável.

 Porquinhos costumam escolher um canto do alojamento para urinar e às vezes até para defecar, o que facilita muito a limpeza, pois é possível retirar apenas esse substrato sujo com mais freqüência e o resto do substrato com menos freqüência.

No caso de utilizar o soft no cercado como forração é necessário retirar fezes e outros resíduos varrendo e trocar o soft e o material absorvente abaixo dele sempre que estiver úmido. Nunca lave o soft com amaciante para não alterar a absorção dos líquidos.

 

 Para limpar gaiolas e caixas higiênicas evite produtos de limpeza com odor forte que possam incomodar ou causar alergias nos porquinhos.

 

 Porquinhos saudáveis eliminam cálcio na urina e esse cálcio pode ser difícil de remover do fundo da gaiola e da caixa higiênica. Para amolecer a placa de cálcio despeje vinagre sobre ela e deixe agir por alguns minutos. O vinagre dissolve os depósitos de cálcio facilitando a limpeza. Esfregar com uma escova de dente também ajuda a remover o cálcio. 

 

 Mensalmente faça uma limpeza geral com água sanitária, mas não deixe que os porquinhos fiquem próximos do produto. A água sanitária elimina gases que causam irritação nas vias respiratórias dos bichinhos.

 Desinfetantes a base de amônia quaternária são ideais para higienizar o alojamento dos porquinhos. Substituem a água sanitária e podem ser usados com freqüência. São muito eficientes contra vírus, bactérias, fungos e protozoários e eliminam odores desagradáveis.Também são muito úteis para higienizar bebedouros, comedouros e até acessórios.

 

 

Anna Carolina G. Neves 

Médica Veterinária

   CRMV 13614

 

É PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DOS ARTIGOS E IMAGENS PRESENTES NESSE SITE  SEM AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO AUTOR.

Higienização dos Alimentos

 

Higienizar os alimentos antes de oferecer aos porquinhos é muito importante. Mesmo frutas, verduras e legumes orgânicos podem conter vermes e bactérias que não são visiveis a olho nú e que podem causar graves problemas de saúde.

 

 

 Para higienizar os alimentos podem ser usados os seguintes produtos:

 

Hipoclorito de sódio

 Dilua 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio em um litro de água, deixe verduras, legumes e frutas de molho por 15 minutos e enxague com água corrente.

 

Vinagre

 Dilua 2 colheres de sopa de vinagre em um litro de água, deixe verduras, legumes e frutas de molho por 30 minutos e enxague com água corrente.

  Com esses cuidados com a higiene muitos problemas de saúde são evitados como infestações por vermes e protozoários.