Raças

 

Raças de Porquinhos da Índia do mundo inteiro

 

  

Raças presentes no Brasil:

Inglês

Absinio

Angorá

Peruano

Sheltie

Texel

Alpaca

Coronet

Merino

US Teddy

Baldwin

Skinny

     

                 

 

Raças de Pelos Longos

 

Peruano

  Raça de pelos longos e lisos com uma roseta na testa e duas no dorso, além de topete e barba.   

    

                                                        

 

Sheltie

 Pelos longos e lisos, sem rosetas. O pelo da cabeça acompanha o restante do corpo, não formando franja. É uma raça considerada base para outras raças. Tem temperanto ativo e dócil.

      

 

 

Coronet

 

 Pelo liso, comprido e com uma tipica coroa na cabeça. O pelo da face é curto, mas pode ter bochechas com barba. Temperamento ativo e muito dócil.

 

     

 

 

Alpaca

 Pelo comprido encaracolado e duas rosetas nas costas com uma franja. Esta raça é originária da Inglaterra. Os primeiros exemplares da raça já estão nascendo no Brasil. Tem um temperamento muito tranquilo, silencioso e dócil.

     

 

 

Texel

 Pelo comprido e encaracolado, mas sem rosetas. Na face o pêlo é curto e áspero. Os bigodes são encaracolados.  O pêlo no peito é encaracolado. Bons caracois no peito quando o animal é jovem, indicam um exemplar de boa qualidade em adulto. A mutação responsável pelo pêlo encaracolado é recessiva. Já existem alguns exemplares se reproduzindo no Brasil. 

 

 

Merino

 Merinos são originario do cruzamento de Coronet com Texel. Tem  o pêlo comprido e encaracolado do Texel e a coroa do Coronet. Os primeiros exemplares estão começando a nascer no Brasil.

 

 

Lunkarya

A raça teve origem na Suécia onde em 1986 o primeiro porquinho com a nova mutação foi descoberto.  É u no Brasilma raça muito semelhante ao Texel, mas nesse caso a mutação responsável pelo pêlo encaracolado é dominante. Essa raça ainda não existe no Brasil.

 

 

Angorá

 Raça de pelos semi-longos com rosetas pelo corpo. As rosetas devem estar posicionadas simetricamente. O pêlo não deve ser mais longo que a distância ao chão. Tem pêlo curto na cabeça, barriga, patas e traseiro, e partes de pêlo longo nas costas. Bastante comuns no Brasil, mas não é uma raça reconhecida oficialmente. 

 

 

 

Mohair

 Com Originário do cruzamento de Texel com Angorá. Com pelos semi-longos, com rosetas pelo corpo e pelos encaracolados. Não é uma raça reconhecida oficialmente.

 

Raças de Pelos Curtos

 

Inglês

 Pelo liso e curto. Deve mostrar um crescimento na horizontal (da cabeça para trás). São os mais comuns. É o tipo de pêlo original da raça selvagem de porquinhos. Muito ativo e desconfiado. É preciso paciencia e carinho pra que se acostume com o contato humano.

 

 

Ridgeback

Apareceu recentemente na Inglaterra. Ainda raro no Brasil. As suas características são pêlo liso com um crista distinta nas costas. O pêlo é curto. Tem um temperamento muito tranquilo, silencioso e dócil.

 

 

 

Abissinio 

 É a mais antiga de todas as raças de criação e é originário da Inglaterra. O pêlo é curto e áspero com  redemoinhos ao longo do corpo.  Nos porquinhos jovens, o pêlo é mais sedoso e torna-se mais áspero com o crescimento. Muito ativo e desconfiado. É preciso paciencia e carinho pra que se acostume com o contato humano.

 

 

Peruano de Pelo Curto

 Tem as mesmas caracteristicas que o Peruano. Duas rosetas no dorso e uma na testa,mas com pelagem curta. Não é uma raça reconhecida, mas está a caminho do reconhecimento.

 

 

 

English Crested (Coroado Inglês)

 Como o nome diz é uma raça originária da Inglaterra. Os pelos são curtos e lisos e eles tem uma coroa na testa. Essa coroa tem sempre a mesma cor da pelagem.

 

American Crested (Coroado Americano)

Raça originária da América, de pelagem lisa e curta com uma coroa na cabeça como o English Crested, mas nessa raça a coroa é sempre branca. 

 

US Teddy (Teddy Americano)

 

Pelagem muito curta e espetada, bigode encaracolado e pelos lisos no peito .

 

CH Teddy (Teddy Suiço)

 

Raça recente.Tem pêlo é áspero, tem mais ou menos 6 cm de comprimento e sem redemoinhos. Alguns exemplares podem apresentar uma coroa na testa, ,mas fica quase invisível em animais adultos. São ligeiramente maiores que a maioria das raças e possuem corpo forte e cabeça larga e arredondada. 

 

REX

Porquinho de pelos curtos, espetado, encaracolado no peito e no bigode. O filhote nasce com o pelo macio que vai se modificando até se tornar aspero. Raça originaria da Inglaterra. Ainda não existe no Brasil.

 

 

Cuy Peruano

 

 Criados em escala comercial para corte. Sua carne é muito apreciada no Peru, Bolivia, Colombia e Equador. Seu tamanho é muito maior do que de outras raças.

 

 

 

 

Se divide em 3 raças:

 

Raça Peru

Raça precoce, com grande desenvolvimento muscular e rapido ganho de peso. Pelagem curta, dourada e branca. Podem ter pelagem lisa ou com rosetas na cabeça, orelhas grandes e caidas e olhos negros ou vermelhos. Os adultos pesam em média 2,5 kg e os filhotes nascem com o peso médio de 170gr.

 

 

Raça Andina

 

Sempre apresentam apenas pelagem branca, curta e sem rosetas e olhos negros. O peso médio do adulto é de 2 kg e os filhotes nascem em média com 115 gr. São muito prolificos. 

 

 

Raça Inti

Resistentes e de facil adaptação. Muito prolificos. Tem em média  4 filhotes por ninhada. O peso médio do adulto é de 2 kg. De pelagem curta, lisa, branca e creme ou creme. 

 

 

 

 

 

   

Raças sem Pelos

 

Essas raças sem pelos tiveram a sua origem no final dos anos 70 em porquinhos criados em laboratórios. A ausencia de pelos ocorre graças a uma mutação natural e não a  manipulação genética.

Devido à ausência de pêlo tem mais chances de sofrer arranhões e são mais sensiveis ao sol e as mudanças de temperatura. Seu metabolismo é mais elevado porque precisam de mais energia para  manter a temperatura do corpo, por isso precisam ingerir uma quantidade maior de alimentos. 

 

 

Skinny

 

 Não são completamente pelados. Têm um pouco de pêlo nas patas e focinho Tambem podem ter alguns pelos no dorso e bigodes  O gene skinny é recessivo. Já existem exemplares da raça no Brasil.

 

 

 

Baldwin

 

 Nascem com pelos, mas após os 7 dias de vida começam a perdê-los até ficarem completamente pelados. Perdem inclusive os bigodes. São menores e mais sensiveis do que os Skinnies e a sua saúde é mais delicada. Ainda é uma raça muito rara no Brasil

 

 

 

 

 

 

Questionário

Qual a sua raça preferida?

Sheltie (394)
12%

Peruano (323)
10%

Inglês (2.023)
63%

Absinio (147)
5%

Coronet (46)
1%

Texel (45)
1%

Alpaca (42)
1%

Ridgeback (185)
6%

Total de votos: 3205